Por Cíntia Parcias
Esqueça as dietas radicais que prometem emagrecimento relâmpago mas deixam o organismo debilitado. Um corpo bonito é reflexo de seu funcionamento interno. Trocando em miúdos, para alcançar - e manter - o peso ideal, é fundamental que o metabolismo esteja trabalhando a pleno vapor. A boa notícia é que é possível, sim, dar uma mãozinha ao corpo para que ele mantenha um bom ritmo de funcionamento e favoreça a perda de gordura.
Uma das medidas está diretamente ligada à escolha do cardápio diário. E não se trata de contagem de calorias. Quando o assunto é acelerar o metabolismo, entram em cena os alimentos termogênicos. "É uma questão de termogênese. Alguns alimentos, durante o processo de digestão, fazem aumentar a temperatura do organismo e, por isso, facilitam a queima de calorias", explica o cardiologista e nutrólogo Sérgio Puppin.
Para tristeza dos adeptos da "lei do menor esforço", bolo, chocolate, sorvete e cerveja não figuram na lista dos termogênicos, que inclui gengibre, pimenta vermelha e chá verde. Um recente estudo publicado na Revista Internacional de Obesidade mostrou que também a soja, por conter arginina e lisina, seria um termogênico, já que estas duas substâncias estimulam o organismo a produzir glucagon, um hormônio que aumenta o metabolismo.
Mas de nada adianta abusar na comilança e tentar consertar o "estrago" tomando, por exemplo, uma xícara de chá verde no fim do dia ou comendo um receita à base de pimenta. É bom ter em mente que esses alimentos devem fazer parte da dieta cotidiana, comê-los apenas em "momentos emergenciais" não resultará em mudanças significativas. "O fato de ajudarem a queimar caloria não significa que um termogênico, por si só, vai fazer uma pessoa emagrecer. Eles fazem parte de um conjunto de medidas que levam a uma vida mais saudável", ressalta o médico.
A melhor estratégia para chegar ao peso ideal e nele permanecer é aproveitar o movimento de incluir os termogênicos na dieta diária para fazer uma reeducação alimentar. Assim será mais fácil mudar o padrão de funcionamento do organismo, que passará a "se comportar" de forma eficiente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário