Dois estudos científicos realizados nos Estados Unidos teriam apontado que o consumo de chá ajuda a combater câncer, doenças cardíacas e mal de Parkinson.
De acordo com especialistas, antioxidantes presentes no chá ajudam a restaurar células que foram danificadas pela ação do sol, por ingredientes químicos, por estresse e por alimentos. Células danificadas podem levar ao c âncer, a doenças cardíacas e a diversos outros males.
Cientistas do Centro Beltsville de Pesquisas em Nutrição Humana, no Estado de Maryland, nos Estados Unidos, realizaram estudos que teriam indicado que o consumo de chá reduz o risco de contração de doenças cardíacas, porque diminui o nível de colesterol.
Outro estudo, realizado pela Universidade do Arizona, feito com 140 fumantes, teria apontado que o chá reduz o risco de desenvolver c âncer.
"Colesterol Ruim"
Joseph Judd, o diretor do Centro Beltsville, testou oito homens e oito mulheres, que concordaram em comer e beber apenas o que lhes fosse servido no Centro Beltsville de Pesquisas durante três semanas.
"Nos lhes demos uma bebida que parecia ser chá, mas não era", contou Judd. Pouco depois, também por três semanas, os mesmos voluntários receberam cinco copos diários de chá.
"Descobrimos que quando eles beberam chá, tiveram uma queda de 10% de sua lipoproteína de baixa densidade, o chamado 'colesterol ruim'", afirmou o cientista.
A equipe do cientista concluiu ainda que o nível de colesterol dos voluntários diminuiu 6% em média, durante as três semanas em que eles consumiram chá.
"Não houve qualquer efeito sobre o 'bom colesterol', que permaneceu no mesmo nível", disse Judd.
Fumantes
Na pesquisa feita pela Universidade do Arizona, cientistas pretendiam testar se o chá era capaz de restaurar células danificadas pelo hábito do fumo.
Em especial, eles queriam verificar o efeito do chá sobre um composto químico chamado 8-OHdG, que é encontrado na urina e que supostamente causa danos celulares.
Durante quatro meses, os 140 voluntários beberam chá verde, chá preto ou água. "Pedimos que eles seguissem com seus hábitos alimentares normais, mas acrescentassem o chá às suas dietas", contou Iman Hakim, que comandou o estudo.
A pesquisa indicou que o nível do composto 8-OHdG na urina dos voluntários que consumiram chá verde caiu em 25%, afirma Hakim. Mas não houve mudanças entre os que consumiram chá preto e água.
"Acreditamos que o chá verde contribuiu para reduzir o nível de estresse oxidante na urina dos fumantes", disse o cientista.
Os cientistas aparesentaram suas conclusões em um encontro em Washington, a capital dos Estados Unidos, que contou com a participação de representantes do Departamento de Agricultura americano, a Sociedade Americana do C âncer e o Conselho do Chá.
Durante o encontro, chegou-se à conclusão de que os americanos devem ser estimulados a beber mais chá.
fonte: BBC (http://www.bbc.co.uk/
APROVEITE PARA ADQUIRIR UM DELICIOSO CHÁ VERDE - CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:
Postar um comentário