JÁ VISITARAM ESTA PÁGINA:

Quem sou eu

Minha foto
Músico, funcionário público e empreendedor no ramo multinível ou marketing de rede.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Antiinflamatórios nos alimentos

O sistema imunológico precisa  dos nutrientes antiinflamatórios da dieta para ajudar nossas células de defesa no combate diário contra os microrganismos, produtos químicos e toxinas da dieta às quais estamos expostos constantemente. Uma alimentação adequada fornece esses nutrientes vitais, pois eles bloqueiam processos inflamatórios, reparam tecidos lesados e diminuem a produção de radicais livres que destroem as membranas lipídicas das células. Os alimentos ajudam a fortalecer o sistema imune e ao mesmo tempo têm uma função preventiva no desencadeamento das doenças.
Os fitoquímicos das frutas e vegetais, as gorduras poli e monoinsaturadas, vitaminas, minerais e antioxidantes são os aliados perfeitos, para modular as reações inflamatórias. Uma dieta rica em peixes, linhaça  e azeite de oliva, fornece ácidos graxos essenciais que serão convertidos em substâncias semelhantes aos hormônios, as prostaglandinas, que reduzem a inflamação nos vasos sanguíneos de todo o organismo, inclusive no cérebro e coração. Mais ainda, eles protegem a visão, porque melhoram a lubrificação do olho. Além disso os ácidos graxos da série omega 3, diminuem a oxidação do colesterol LDL, o principal responsável pela inflamação da parede vascular e formação da placa ateroesclerótica.
As catequinas do chás e do cacau ajudam a manter a integridade do sistema cardiovascular e aumentam o bom colesterol LDL. As gorduras e minerais das frutas oleaginosas, entre elas a castanha do Brasil  são outras que diminuem o risco de doenças cardiovasculares. As frutas cítricas, ricas em vitaminas, principalmente a vitamina C fortalecem o sistema imunológico e aumentam a capacidade de fagocitose dos leucócitos. O licopeno da goiaba, tomate e melancia protege os órgãos sexuais femininos e masculinos responsáveis pela reprodução. As frutas coloridas ricas em compostos cianosídicos(morango, mirtilo, framboesa, jabuticaba, acerola, pitanga, cereja, amora e uvas) e ricas em vitamina lipossolúveis, vitamina A e E, (mamão, abacate,pessego, manga) dão proteção à pele, visão e membranas lipídicas celulares.
Não podemos deixar de destacar a importância da saúde da mucosa intestinal. Todos esses compostos favorecem a manutenção da mucosa e linha de células , mas, os alimentos probióticos ajudam a manter saudável dentro de nós os principais guardiões do intestino, a flora bacteriana. Esses trilhões de microrganismos que moram no trato gastrointestinal, ajudam a digerir, a eliminar substâncias tóxicas e impedem que virus e bactérias se instalem no nosso organismo. Os leites fermentados contêm essas bactérias probióticas cuja função é auxiliar o nosso sistema de defesa inato e adquirido ao longo da vida.

Escrito por Jane Corona - Nutróloga



LOJA SAUDAVEL - CLIQUE AQUI E CONHEÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITEM MINHA LOJA ONLINE

CONHEÇAM MINHA OPORTUNIDADE DE TRABALHO MULTINIVEL

ESPAÇO VIDA SAUDÁVEL - CONHEÇA

Aprenda a gerar contactos em alta voltagem. Acesse já:

Curso Grátis Ensina Como Dominar o Google Adwords

Trabalhe Online ! Saiba como:

AUTORESPONDER

CURSOS ONLINE 24 HORAS - CONHEÇA ! CAPACITE-SE !

Publique o seu Blog aqui:

Estou no blog.com.pt - comunidade de bloggers em língua portuguesa

Seguidores